Agende agora mesmo sua consulta e exame com a DRA. GESSICA OGUCHI!
Clique em agendar e escolha a clinica mais próxima a você!
A colonoscopia é o procedimento utilizado para visualizar o intestino grosso (cólon) e o reto. Para tal, introduz-se através do ânus um tubo longo e flexível (colonoscópio), equipado com uma câmara na extremidade, que transmite a imagem para um monitor, permitindo a observação da mucosa do cólon à medida que o tubo progride no intestino.
Durante o exame o médico vai insuflando ar através do colonoscópio que permite a distensão do cólon, a progressão e a correta observação da mucosa.
Em caso de necessidade, podem introduzir-se diversos instrumentos através do colonoscópio, que permitem realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos – por exemplo, remoção de pólipos, coleta de biópsias ou aplicação de fármacos para controle de hemorragia.
O exame também é realizado sob sedação e o paciente não sente nenhum desconforto.
No início do exame o paciente é colocado em decúbito lateral esquerdo (deitado do lado esquerdo do corpo), com os joelhos dobrados sobre o abdómen; em caso de necessidade pode mudar de posição para facilitar a progressão do colonoscópio.
Uma colonoscopia total pode demorar entre 20 minutos a 1 hora, dependendo da maior ou menor dificuldade na progressão ao longo do cólon e da necessidade de efetuar procedimentos adicionais (por exemplo, remoção de pólipos).
No final do exame, a recuperação é habitualmente rápida (alguns minutos) e o paciente deverá estar acompanhado e não poderá dirigir ou trabalhar no dia do exame.
As cólicas abdominais e a flatulência são as queixas mais frequentemente referidas pelos pacientes após uma colonoscopia. No entanto, o desconforto vai diminuindo à medida que o paciente consegue eliminar os gases. Este processo pode ser facilitado por pequenas caminhadas.
Antes da colonoscopia, a limpeza do intestino é crucial para que a mucosa seja devidamente visualizada. A presença de fezes no interior do cólon pode dificultar a observação da mucosa ou mesmo impossibilitar a realização do exame.
Para a limpeza do cólon, o médico pode sugerir as seguintes medidas:
O médico pode recomendar a realização de colonoscopia nas seguintes situações:
Contra-indicações:
A colonoscopia é um procedimento seguro, mas pode ter algumas complicações, particularmente quando se efetuam procedimentos adicionais (como as remoções de pólipos de grandes dimensões). As complicações da colonoscopia podem incluir:
O paciente deve discutir com o seu médico os riscos e benefícios do exame, de modo a assinar um consentimento informado que permite a realização do exame.
Clique em agendar e escolha a clinica mais próxima a você!